Minha lista de blogs

segunda-feira, setembro 21, 2015

Quando criança o que vc fazia para se divertir?

Eu e meus irmãos brincávamos de muitas coisas.
E brincávamos na rua sem medo de violência.
Não existia em ritmo alarmante como agora, ou não tomávamos conhecimento dela.
Minha mãe sempre foi muito cuidadosa com nossa segurança.
Mas dos 6 aos 11 anos, minhas brincadeiras eram numa rua ao lado da minha rua.
Minha rua era calçada e passava ônibus.
A rua do lado era larga e de terra batida.
Então era lá que brincávamos a noite depois que jantávamos.
E depois das aulas e dos deveres de casa.

A gente armava a rede de voleibol na rua(não lembro de quem era a rede ou os postes) e jogávamos até não sei que horas.
Eu voltava podre de suja.
Tinha que tomar banho antes de dormir.
Voleibol
Brincávamos de Academia.
Como era gostoso!
E nossa brincadeira era misturada com os meninos.
Academia ou Amarelinha 
Brincadeira de roda, era um delícia.
Eu ficava esperando qual era o menino que ia me tirar da roda.

Brincadeira de roda
Pulei muita corda.
Como era bom
Pular corda
E outra que eu adorava era Queimada ou Barra bandeira.
Era muito legal!
Haja perna! Haja fôlego!
Queimada
Achei esses desenhos na Internete e foi como se tivesse voltado no tempo.
Lembro dos meninos da vizinhança.
Por onde andarão?
Sempre digo que eu não tinha noção de que o tempo passa e por isso, não criei os laços para não perde-los de vista.
Papai gostava de participar de nossas brincadeiras.
Era legal, pular academia com ele.

E vc lembra das brincadeiras que fazia para se divertir?
Liliane

19 comentários:

Isa Sá disse...

Bons tempos...esses hábitos foram perdidos, por culpa das novas tecnologias, e também pela insegurança que se vive nas ruas, principalmente das grandes cidades.

Isabel Sá
http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

Ana Maria Braga disse...

Brinquei na rua e tb em casa, pois tinhamos um quintal grande.
Gostava de brincadeiras de meninos tb.
Brincava de pular corda, de bolinhas de gude, de soltar pipa, de macaca (fica pulando até chegar no céu). Gostava de subir em árvores, jogar volei.
Tempo bom!!!
Bjs

O meu pensamento viaja disse...

Eu era a perfeita Maria Rapaz, alinhando em atividades de rua, com muita correria, muita bicicicleta, muito movimento. Fui muito feliz nesse tempo. Muito!

Unknown disse...

Oi Liliane!!!
Minha infância não foi diferente da sua!!! Fiz tudo que vc fez e mais um pouco!!!
E não precisava ir muito longe para brincar!!! Com seis irmãos,companhia era o que não faltava!!!! RSrsrs!!!
Bons tempos!!!
Bjos!!!

Pedrita disse...

qd eu morava em uma vila eu brincava na rua. depois não deu mais. eu gostava de jogar queimada, brincar de esconde esconde e pega pega. adorava brincar de batman e robin, eu era sempre o robin. beijos, pedrita

Mona Lisa disse...

Brincava com as bonecas e a todos esses jogos que mencionaste. Não brincava na rua, mas no quinta.
Adorava brincar numa casinha que o meu pai mandou construir numa árvore.

Bons tempos.

Beijinhos.

Montana disse...

Brincava na rua com amiguinhas mas também em casa. Brincava muito com bonecas e ás casinhas.
Na rua gostava de brincar ás escondidas e também ás rodinhas.
Bjs.

Rosa Paula I Le Paquet disse...

Eu sempre fui mais quieta, gostava de brincar em casa, com pedrinhas no jardim, embora andasse bastante de bicicleta e não havia perigo. Acho que minha filha foi bem mais sapeca do que eu, estava sempre com os joelhos ralados.

Nal Pontes disse...

Oi Liliane, tempos bons foram esses que vivemos, são poucas crianças de hoje
que podem desfrutar de momentos como esses. Eu brinquei de tudo isso que vc
brincou. E ainda brincava de bola de gude, pião, rolava dentro de pneus,
um brinquedo que chamava-mos espeto. Era muito interessante com um tipo de
chave de fenda e riscava-mos o chão com ele na intenção de deixar o outro sem
saída. Temos bons. Vc não gosta do Brasil não é? É hoje está mesmo difícil
gosta dele do jeito que está, mas tenho esperança que melhore. Um abraço
querida e uma boa noite. Bjs

Marly disse...

Lili, querida,

Nós nos divertíamos com as mesmas brincadeiras que você citou. Mas fazíamos isso mais à noite, pois de dia tínhamos as obrigações escolares e outras, rsrs. Mudando de assunto, o filme Fim de Caso é muito bom. Lembro-me de ter começado a vê-lo achando que se trataria de simples caso mal resolvido, e de ter ficado surpresa com as nuances e sutilezas que os realizadores conseguiram imprimir na estória. Sempre tive vontade de ver a primeira versão deste filme, com a Deborah Kerr.

Um beijo e boa semana

Bell disse...

Ai que saudades, eu gostava de pega a pega, corre cotia, pula corda, bambolê, passa anel, esconde esconde.
Muito bom lembrar.

bjokas =)

Fátima Oliveira disse...

Oi Liliane!
Também brinquei na rua de pular corda, adorava, mas minha brincadeira preferida era encima da árvore ( um pé de mangueira no quintal) tinha um espaço e meu pai improvisou uma casinha, vivia lá com minhas bonecas e algumas amigas sempre que podia, era muito bom!
Beijos!

lenalima disse...

Brinquei de quase tudo que tu brincou , e as vezes camburava o banho de tão cansada sem a
mãe ver é claro , pois eramos 9 irmãos e ela nem se dava conta ..kkkkkkk
amava pular corda.

AnaCristina disse...

eu brincava que eu era a professora e ensinava os alunos...tambem adorava brincar no quintal dos meus avós onde tinham um pomar e passava um rio ao fundo...adorava a horta do meu avô...mas o que eu gostava mesmo era de brincar que eu era gente grande...

Debora disse...

Era uma época muito mais livre, não é?

Eu morava no interior, passavam pouquíssimos carros. A gente jogava vôlei, bets, queimada. Às vezes era só conversa.

Um ia na casa do outro. Saíamos de bicicleta o dia todo, fazíamos piquenique, voltávamos à noite e meus pais estavam tranquilos porque não existia esse perigo de hoje. A gente não tinha celular e ninguém tinha que ficar ligando pra saber se estávamos todos bem...

Quanto ao nosso paraíso, JURO que toda vez que vejo uma notícia sobre o dólar lembro de você! Nem me fale... ainda bem que acabei de voltar, fiz tudo um pouquinho antes dessa loucura começar. Hoje, não daria. E infelizmente também não sei quando volto!

Os olhares da Gracinha! disse...

Brincadeiras que a nossa criançada atualmente raramente pratica ..
e que sendo bem salutares deixam muita saudade!
Eu saltava à corda e brincava à macaca! Bj

Os olhares da Gracinha! disse...

Brincadeiras que a nossa criançada atualmente raramente pratica ..
e que sendo bem salutares deixam muita saudade!
Eu saltava à corda e brincava à macaca! Bj

Jane Quintela de Carvalho disse...

Oi Liliane... que bacana estas imagens, eu vou fazer a festinha de aniversário dos meus meninos de brinquedos e brincadeiras antigas... eu jogava bets, queimada, elástico, amarelinha e muitos outros, chegava em casa toda suja e suada, muitas vezes com o dedão do pé em carne viva, rsrsrs que delícia de infância... Beijosss!!!

decorayadora disse...

yo he tratado de criar a mis niños con los juegos que yo brincaba cuando era pequeña .. pero es bastante dificil remar contra la corriente .. ya que es lidiar contra juegos tecnologicos mucho mas faciles y entretenidos hoy en dia