Minha lista de blogs

quarta-feira, julho 13, 2016

Fuga das galinhas

Assisti ontem, novamente, esse filme que é muito lindo. E até triste. 
E aí a gente começa a pensar, eu pelo menos, na vida solitária das galinhas que põe os ovos em locais apertados e sem espaço.
Me pergunto sempre, se a leis que protegem animais em extinção, não protegem também as galinhas, porcos, vacas, cavalos, carneiros, bodes, jumentos, etc, etc.
A gente quando compra ovos nunca se preocupa em saber de onde vem e como eram tratadas essas galinhas. 
Eu não sei. Mas procuro comprar ovos de Galinhas felizes. 
Aquelas que são criadas leve, livre e soltas.
Se a empresa que fornece esses ovos das galinhas felizes, está mentindo, não sei. Difícil saber.
Com a dose certa de história para crianças, comunicação e estratégias de ação numa linguagem adaptada para adultos, o filme nos mostra a angústia do abate e a tristeza nos olhos das galinhas da granja.
Fugindo
 "A Fuga das Galinhas (Chicken Run – 2000) é um filme britânico-americano dirigido por Peter Lord e Nick Park que poderia ser uma animação como todas as outras, não fossem as mensagens implícitas que carregam, superando as animações tradicionais com um conflito, uma estratégia e a solução".
Ginger
"O enredo é muito mais abrangente e profundo: na granja da família Tweedy com uma rígida linha de produção de ovos, o filme mistura a dura vida das galinhas poedeiras com a similaridade da pressão dos trabalhadores de fábricas, submetidos aos duros processos industriais das gestões de Taylor e Fayol.Engraçado, divertido e com uma trilha sonora dos grandes filmes de aventura, os personagens expressam frases tocantes como:"
“Vamos colocar ovos para toda a vida e quando não mais produzirmos seremos mortas sem direito a dar um pio? Há um lugar lindo lá fora com uma grama verde e macia.”

Quem já viu? Veja de novo, porque vale a pena.
Liliane

16 comentários:

Pedrita disse...

eu sou apaixonada por essa animação. volte e meia revejo trechos. é difícil mesmo encontrar ovos de galinhas felizes. e teria muita fome no mundo se todas fossem criadas dessa forma. mas eu tb tento. essa animação demorou muito tempo para fazer pq cada movimento é gravado e depois colocado em velocidade. vou ver se acho uma matéria sobre isso e te passo.

Pedrita disse...

no meu blog tem dois filmes com essa técnica que são uma graça tb. http://mataharie007.blogspot.com.br/search?q=fuga+das+galinhas
a técnica chama stop motion, falam um pouco aqui http://ativarsentidos.com.br/visao/a-fuga-das-galinhas-animacao-stop-motion

Isa Sá disse...

Até fiquei com vontade de ver...

Isabel Sá
Brilhos da Moda

lenalima disse...

Me apaixonei por essse filme, muitas risadas! bj

PequenaIv Artesanato disse...

Liliane, já assisti esse filme várias vezes e tive a mesma impressão que você.
Pensei também nos animais de forma geral e principalmente nas galinhas :(
Amei a sua indicação de filme!
Beijo
Ivete

*

Debora disse...

Eu já vi e acho esse filme um barato!

O meu pensamento viaja disse...

Nunca vi nem nunca ouvi falar. Esta é a primeira vez e fiquei muito curiosa.

Hugo disse...

É uma animação que eu não assisti.

Christiane Garcia disse...

Liliane, eu já vi esse filme. As animações trazem sempre um tema adulto, uma mensagem para colocar a gente para pensar.
É difícil a gente conseguir se certificar que tudo o que consumimos, tem uma origem onde se preocupam com o bem estar animal. O certo mesmo seria não consumir nada de carne, mas sinceramente não consigo.
Um grande bj para vc

Bell disse...

Adoro esse desenho.
Realmente a gente não procura informação nenhuma sobre os fornecedores de ovos.

bjokas =)

Montana disse...

Liliane, nunca ouvi falar do filme.
Compro ovos de galinhas do campo criadas ao ar livre. Pelo menos é o que diz na caixa. E são bem mais caros. Mas prefiro assim.
Bjs.

Zizi Santos disse...

Quando assisti, gostei muito
adoro desenhos, e com esse tipo de mensagem reflexiva e de alerta , gosto mais ainda!
Cada um deve ter consciência do que consome e das causas geradoras desse processo.

Os olhares da Gracinha! disse...

Já vi e recomendo!
Gosto de filmes de animação!!!
Bj

Lan Polo disse...

É muito bom mesmo esse filme.
Me lembro bem quando assisti no cinema com filhos e marido.
Já tentei ficar sem consumir, mas não consegui.
bjus flor.


Patricia Merella disse...

Eu nunca vi o filme, mas coicidentemente, o professor falou sobre ovos Sexta feira e um dos assuntos foi criação da galinha. Eu só compro ovos de galinhas criadas soltas. Cá tem de todos os tipos,as Bio são as mas recomendadas, porém mas caro.beijinhos

Jane Quintela de Carvalho disse...

Oi Liliane... eu já assisti várias vezes, com meus filhos e com meus alunos, é um dos meus desenhos favoritos... Beijosss!!!